A Importância de Backlinks para desempenho de SEO

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Backlinks SEO

Você sabia que mais de 53% de todo o tráfego de sites vem de pesquisa orgânica? Se você não estiver usando link building em sua estratégia de otimização de mecanismos de busca (SEO) para gerar tráfego orgânico, você está perdendo.

De acordo com o Google , backlinks são um dos três principais fatores de classificação que ele considera. Além disso, quanto mais backlinks uma página tem, mais tráfego orgânico ela normalmente obtém de mecanismos de busca.

Não podemos enfatizar o suficiente a importância dos backlinks para SEO, e é por isso que elaboramos este guia para ajudar você a entender como eles podem ajudar a melhorar sua classificação.

Neste artigo, discutimos:

➡️ Por que os backlinks são uma parte importante do SEO.

➡️ O que procurar em um bom backlink.

➡️ Como otimizar seu site para melhores classificações.

Estudos sobre a importância dos backlinks para SEO

Pesquisas comprovam repetidamente que os backlinks são importantes para SEO.

Aqui estão algumas das descobertas mais significativas:

👉 Um estudo da Backlinko descobriu que o número de links apontando para páginas de sites era o maior fator nas classificações do Google.

👉 De acordo com o Ahrefs , mais de 43% das páginas com melhor classificação no Google contêm links recíprocos.

👉 A HubSpot descobriu que empresas que usam blogs recebem 97% mais backlinks do que outras páginas da web.

👉 Aira descobriu que 51% dos profissionais de marketing acreditam que os backlinks continuarão sendo um fator de classificação importante nos algoritmos do Google daqui a cinco anos.

👉 De acordo com a Ascend , 13% dos especialistas em pesquisa acreditam que a construção de links é a tática de SEO mais valiosa disponível atualmente.

Por que os backlinks são importantes para a otimização de mecanismos de busca (SEO)?

A otimização de mecanismos de busca (SEO) envolve fazer com que sua página da web tenha uma classificação mais alta do que sites concorrentes no Google e em outros mecanismos de busca. Uma tática que você deve incluir em sua estratégia de SEO é a construção de links.

O vazamento de documentação do Google revelou que o mecanismo de busca usa uma métrica em nível de site conhecida como “SiteAuthority” para classificar sites em suas páginas de resultados de mecanismos de busca (SERPs).

Essa pontuação em todo o site sugere que o algoritmo de classificação do Google atribui um nível de confiança ou autoridade a domínios inteiros, semelhante às métricas de DR e DA fornecidas pelo Ahrefs e Moz.

A pontuação SiteAuthority do Google leva em conta vários sinais de qualidade de nível de página, incluindo backlinks. Normalmente, uma página com o maior número de backlinks de alta qualidade terá uma classificação mais alta nos resultados do mecanismo de busca.

O vazamento confirmou que o algoritmo do mecanismo de busca usa o perfil de backlink de uma página para decidir qual deve ser a classificação dela para um termo de pesquisa específico.

Um perfil de backlink consiste no número de outros sites com links para o seu site, juntamente com a relevância e autoridade desses links

Os links são um sinal de confiança para os mecanismos de busca

Você pode estar se perguntando por que mecanismos de busca como o Google dão tanta importância aos backlinks quando se trata de determinar a classificação de uma página.

O motivo é simples: os donos de sites não farão links para conteúdo ruim — a menos que estejam no negócio de construir backlinks de spam. Isso significa que o Google pode ter certeza de que páginas com muitos backlinks apontando para eles valem a pena serem mostradas no topo dos resultados de pesquisa.

Se outros sites — principalmente sites confiáveis ​​— criarem links para o seu por meio de um backlink, isso indica ao Google que seu site é confiável.

Veja, por exemplo, um estudo da Textio que foi compartilhado na Business Wire :

A decisão da Business Wire de criar um link para o estudo da Textio não foi aleatória — foi baseada na credibilidade e relevância da pesquisa.

A Business Wire, sendo um serviço de distribuição de notícias respeitável, só disponibilizará links para fontes que considera confiáveis ​​e confiáveis.

Sites respeitáveis ​​geralmente têm uma classificação mais alta e passam um patrimônio de link mais poderoso. Então, ganhar backlinks de qualidade de sites com autoridade deve ser uma parte essencial da sua estratégia de construção de links.

Se você quiser ganhar backlinks de outros sites, você precisa criar conteúdo valioso e digno de links.

O que é autoridade de domínio (DA) e classificação de domínio (DR)?

Autoridade de domínio é uma métrica desenvolvida pela Moz que é usada para determinar a autoridade de um site. DA prevê como um site será classificado em mecanismos de busca.

Da mesma forma, a classificação de domínio é uma métrica desenvolvida pela Ahrefs que também prevê o quão bem seu site será classificado nos SERPs.

A maioria dos construtores de links usa uma dessas métricas porque elas fornecem uma maneira rápida e confiável de avaliar a autoridade e a qualidade de um site.

Ao avaliar essas pontuações, os construtores de links podem priorizar seus esforços e segmentar sites confiáveis ​​que têm mais probabilidade de transmitir benefícios de SEO por meio de backlinks.

Backlinks também são importantes por outros motivos

Além de ser um importante fator de classificação, os backlinks também têm outras funções essenciais.

Os backlinks de SEO vão além de simplesmente melhorar a classificação do seu site. Eles também podem:

  • Gerar tráfego: Um link em uma página de alto tráfego pode resultar em muitas pessoas clicando em seu site. Isso é chamado de tráfego de referência.
  • Aumente a exposição da marca: quanto mais links você obtiver, mais exposição sua marca receberá, pois as pessoas clicarão neles.

Melhores relacionamentos: campanhas de divulgação para garantir links externos podem ajudar você a construir relacionamentos com outros sites em seu nicho.

O que é uma campanha de divulgação?

Este é o processo de identificar e contatar sites de alta autoridade para sugerir ou solicitar que eles incluam seu backlink em seus conteúdos.

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Nem todos os backlinks são iguais

Neste ponto, você pode estar pensando que é importante obter o máximo de backlinks possível para impulsionar seu perfil de backlinks e melhorar seu SEO.

Embora isso aconteça até certo ponto, lembre-se de que nem todos os backlinks são criados iguais.

Seus esforços devem se concentrar em garantir backlinks de alta qualidade e conteúdo de nicho, em vez de aproveitar todas as oportunidades para gerar links de entrada.

Links de baixa qualidade, como aqueles de diretórios da web, podem não fazer diferença nos seus esforços de SEO.

Muitos tipos de backlinks, como backlinks de spam, podem até prejudicar seu negócio.

O que são links de spam?

Também conhecidos como links de baixa qualidade, esses backlinks aparecem em sites de spam, sites com baixa autoridade ou em seções de comentários em blogs:

Conforme declarado no Google Essentials, qualquer coisa pode ser considerada um “esquema de links”. Um esquema de links é qualquer tentativa de manipular suas classificações de pesquisa construindo links não naturais.

Como resultado, você precisa ter cautela quando se trata de construir backlinks. Escolha uma estratégia de construção de links que o Google goste, e você deve alcançar o sucesso.

Links de baixa qualidade, backlinks de spam e práticas de SEO black hat podem prejudicar seu site e sua reputação, especialmente se você receber uma penalidade do Google .

O que é SEO black-hat?

Esta é a prática de usar táticas de SEO que vão contra as diretrizes dos mecanismos de busca para manipulá-los para melhorar as classificações de um site. Alguns exemplos incluem:

👎 Keyword stuffing: Isso envolve sobrecarregar uma página da web com palavras-chave ou frases-chave em uma tentativa de manipular a classificação de um site nos resultados do mecanismo de busca. Isso torna o site difícil de ler para os usuários, e os algoritmos do Google são adeptos a detectar keyword stuffing.

👎 Cloaking: Esta é uma técnica em que o conteúdo apresentado aos rastreadores de mecanismos de busca é diferente do que os usuários veem em seus navegadores. Isso pode envolver mostrar a um mecanismo de busca uma página cheia de palavras-chave para impulsionar as classificações, ao mesmo tempo em que exibe conteúdo totalmente diferente para usuários humanos.

👎 Engajamento em redes de links privados: Redes de links privados, também conhecidas como redes de blogs privados (PBNs), criam uma série de sites que se vinculam entre si com o propósito de inflar artificialmente a autoridade de cada site. Os mecanismos de busca veem essa tática como uma tentativa de enganar o sistema, e eles ativamente procuram e penalizam sites envolvidos em PBNs.

O que você deve procurar em um Backlink?

Agora que você sabe mais sobre a importância dos backlinks para SEO e como eles podem ajudar você a ter uma classificação mais alta nos resultados dos mecanismos de busca, vamos explicar o que você deve procurar ao trabalhar para obter backlinks.

Um bom backlink é:

  • Natural: aparece no conteúdo do site organicamente e não faz parte de uma estratégia para manipular mecanismos de busca para aumentar sua classificação.
  • Reputável: aparece em um site confiável e com autoridade.
  • Altamente relevante: o link aparece em um site relevante para seu nicho, marca e público.

Há vários outros fatores que você gostaria de considerar. Criamos um guia completo que conta tudo o que você precisa saber para encontrar ótimos sites (e evitar os ruins).

Links menos valiosos incluem:

  • Sites de diretório: sites como o Yell não costumam publicar seu próprio conteúdo, geralmente têm pouco tráfego e podem permitir que qualquer pessoa crie um perfil.
  • Fazendas de links : sites como Is It Vivid e Technofizi são criados com o único propósito de vender links. Esses sites às vezes têm alta autoridade de domínio, mas tendem a ter baixo tráfego e conteúdo ruim. É fácil obter links deles se você estiver disposto a pagar.
  • Novos sites: Novos sites tendem a ter pouco tráfego e têm baixa pontuação em métricas de domínio. Links desses sites não são tão poderosos quanto os de sites estabelecidos. Eles ainda podem valer a pena, pois provavelmente aumentariam em valor à medida que os sites se tornassem mais estabelecidos.

Infelizmente, a maioria dos links não se enquadra facilmente nessas categorias.

Por exemplo, links que aparecem em uma postagem de blog, em sites de nicho ou em sites de notícias locais (o que é ótimo para construção de links locais ) podem beneficiar seu site, mesmo que não tenham tanta autoridade quanto um link do New York Times (NYT).

No entanto, os links mais poderosos tendem a ser links editoriais de publicações de alta autoridade . Esses links são naturais, respeitáveis ​​e altamente relevantes.

Considere sites de primeira linha como o NYT ou a BBC, por exemplo.

Esses sites preenchem todos os requisitos. Eles têm altas pontuações de métricas de domínio, muito tráfego e publicam conteúdo novo e de alta qualidade todos os dias.

O backlink é particularmente relevante porque o conteúdo está diretamente relacionado à construção de links, uma área de interesse para profissionais de SEO e profissionais de marketing digital que fazem parte do público do Business Insider.

O Business Insider, ao reconhecer o valor desta pesquisa, nos vinculou como uma fonte confiável. Esta foi uma vitória enorme porque o Business Insider é um site altamente autoritativo com um DR de 92.

No entanto, pode ser difícil obter esses tipos de backlinks. Aqui estão algumas estratégias que você pode usar para obter backlinks relevantes e com autoridade:

👍 Crie conteúdo de qualidade: concentre-se em criar conteúdo aprofundado e orientado por dados que aborde lacunas em seu setor. Você pode usar ferramentas como Google Trends, Ahrefs e BuzzSumo para identificar tópicos de tendência e oportunidades de conteúdo.

👍Envolva-se em RP digital: Desenvolva histórias ou press releases atraentes relacionados às conquistas ou pesquisas da sua marca, ou contribua com insights valiosos sobre desenvolvimentos do setor. Apresente essas histórias a jornalistas e editores em publicações relevantes de alta autoridade.

👍Faça guest blogging: identifique blogs de autoridade ou sites relevantes que aceitem guest posts. Garanta que seu blog post seja personalizado para o público deles, forneça valor e inclua links externos para seu site.

👍Construa relacionamentos: relacionamentos estratégicos com influenciadores e líderes do setor podem levar a backlinks, pois esses indivíduos têm mais probabilidade de mencionar seu negócio ou criar links para seu conteúdo. Conecte-se com eles por meio de mídias sociais, em eventos do setor ou faça contato direto.

Outros Fatores Relevantes

A autoridade do site do qual você obtém o link não é o único fator a ser considerado. O texto âncora e o tipo de link que você obtém também contribuem para o quão bem seu site é classificado.

Texto âncora

Texto âncora é um texto destacado em artigos que mostra para onde os links direcionam. O algoritmo do Google usa texto âncora para decifrar sobre o que é a página.

O texto âncora “A construção de links ainda é eficaz” permite que o Google determine a natureza do conteúdo vinculado, ou seja, se a construção de links ainda é uma boa estratégia de SEO.

Você não pode controlar o texto âncora quando as pessoas criam links para seu site organicamente. Mas se você escrever um guest post ou usar edições de nicho , você terá algum controle sobre seu texto âncora.

Algumas práticas recomendadas quando se trata de texto âncora incluem:

  • Não otimizar demais o texto do seu link com palavras-chave: elas devem parecer naturais.
  • Ser claro e descritivo.
  • Tornando o link relevante para o texto ao redor.
  • Variando as palavras-chave no seu texto âncora.

Use este guia para aprender tudo o que você precisa saber sobre como criar um texto âncora poderoso e eficaz.

Ahref

Navegue até a seção ‘Backlinks’ no painel esquerdo:

Ahref

Navegue até o menu suspenso e selecione ‘Nofollow’. Os resultados exibirão todos os links nofollow que seu site recebeu:

Ahref

É possível ranquear no Google sem backlinks?

Você pode ranquear no Google sem construir backlinks. Mas você normalmente terá dificuldade para ranquear para qualquer coisa que não seja termos de baixa concorrência.

E esses termos têm baixa concorrência por um motivo.

Eles tendem a ter:

  • Baixo volume de pesquisa: o que significa que eles não geram muito tráfego.
  • Baixo valor: Isso significa que, mesmo que gerem tráfego, é difícil monetizar os visitantes.

Se você planeja segmentar termos de baixa concorrência, não precisará necessariamente de backlinks.

Mas se você quiser classificar para termos mais competitivos, terá dificuldade para fazer isso sem alguma forma de backlinking em sua estratégia de SEO .

SEO melhorado não é garantido

O algoritmo de classificação do Google avalia, sem dúvida, o perfil de backlink de um site. Embora seja um fator de classificação importante, não é o único fator de classificação.

Ninguém sabe todos os fatores que o algoritmo do Google considera. Dependendo de quem você perguntar, pode haver mais de 200 aspectos que o Google procura.

No entanto, a maioria das pessoas concorda que todos os seguintes aspectos afetarão sua classificação:

  • Ligações
  • Contente
  • Intenção de pesquisa
  • Experiência na página

Para classificar, você precisa garantir que seu site preencha todos (ou a maioria) desses requisitos, não apenas o dos backlinks.

Pense sobre estas questões:

Sua página corresponde à intenção de pesquisa?

A intenção de pesquisa é sem dúvida um dos fatores de classificação mais importantes.

O Google quer fornecer as páginas mais relevantes para qualquer termo de pesquisa.

Se sua página não incluir as informações que o pesquisador está procurando, é muito improvável que ela seja classificada, não importa quantos backlinks ela tenha.

Ao criar conteúdo, você deve considerar se sua página contém informações que alguém que esteja pesquisando seu termo-alvo ou palavra-chave achará úteis.

Por exemplo, ao incluir guias, instruções e conselhos em seu site referentes à sua palavra-chave alvo, é mais provável que o Google mostre seu site nos resultados de pesquisa.

Aqui você pode ver que guias e explicadores são as páginas mais bem classificadas em nossa pesquisa:

SERPs do Google

A boa notícia é que descobrir a intenção de busca é bem direto. Basta pesquisar seu termo no Google para ver os resultados que o mecanismo de busca já mostra para a consulta.

Use estas páginas como base para desenvolver seu próprio conteúdo.

Sua página web está otimizada?

Você também deve otimizar seu conteúdo para o termo de busca que está alvejando. Vamos pegar o seguinte blog sobre conselhos de fitness como exemplo:

blog sobre conselhos de fitness

Os principais fatores de otimização incluem:

👉 Usando as palavras-chave corretas: o título é otimizado com a palavra-chave alvo “conselhos de fitness 2024”. Essa palavra-chave está alinhada com o que os usuários estão procurando quando buscam dicas de fitness atualizadas.

👉 Garantir que seu conteúdo tenha o tamanho certo: Este artigo atinge um equilíbrio entre ser abrangente e conciso. Ele fornece oito conselhos, então é longo o suficiente para cobrir o tópico, mas não de forma esmagadora.

👉 Usando os títulos corretos: Neste exemplo, cada conselho é apresentado com seu próprio título, o que facilita a assimilação tanto para os usuários quanto para os mecanismos de busca.

👉 Publicação de conteúdo de alta qualidade: Conteúdo de alta qualidade envolve os leitores e os encoraja a passar mais tempo na página. Isso reduz as taxas de rejeição, o que é outro sinal positivo para os mecanismos de busca.

blog sobre conselhos de fitness

Ferramentas de SEO como SurferSEO e Clearscope podem ajudar você a otimizar seu conteúdo fazendo sugestões com base em conteúdo que já está bem classificado.

A experiência na página é boa?

O Google gosta de promover sites que oferecem uma boa experiência do usuário. A experiência do usuário inclui fatores como o tempo que seu site leva para carregar e responder, bem como a facilidade de navegação.

O Google começou recentemente a usar o Core Web Vitals para medir a experiência do usuário que um site oferece.

Aqui está um tweet do Google Search Advocate, John Mueller, que confirma isso:

Tweet

Você pode usar o Google Search Console para medir o desempenho do seu site e diagnosticar problemas.

O Core Web Vitals aplica um conjunto de quatro testes que medem a rapidez e a consistência com que uma página carrega. Essas métricas são cruciais para entender a experiência do usuário e otimizar seu site para melhores classificações.

As quatro principais métricas monitoradas são:

  • First Contentful Paint (FCP): Quão rápido o primeiro conteúdo é carregado na tela.
  • Largest Contentful Paint (LCP): Quão rápido o conteúdo principal do seu site carrega.
  • Atraso na primeira entrada (FID): quanto tempo leva desde a primeira interação do usuário com seu site até a resposta do navegador.
  • Cumulative Layout Shift (CLS): Quanto conteúdo na sua página se move depois de carregado. Por exemplo, se você estiver lendo um artigo e uma imagem for carregada acima do texto e fizer com que o texto se mova.

O Google mede cada um dos pontos acima e então dá ao seu site uma pontuação de 100. Qualquer coisa acima de 90 é uma ótima pontuação. Aqui está como seu relatório pode parecer:

Velocidade da página do Google

Se você combinar ótimos backlinks com os quatro pontos acima, não demorará muito para que seu site seja classificado

Concluindo sobre a importância dos backlinks para SEO

Agora você sabe que backlinks são um fator crucial para o sucesso de SEO. E, mais importante, você sabe que tipos de backlinks você deve tentar colocar.

O próximo desafio que você enfrentará é como construir backlinks eficazes. É aqui que podemos ajudar.

Visite nosso site para saber mais sobre nossos serviços de construção de links e como podemos ajudar você a obter os backlinks de alta qualidade necessários para ter uma boa classificação nos mecanismos de busca.